hora certa

radio

Rádio Terra do Sol

Fortaleza Antiga

Historia do Estroil

A primeira Edificação da orla de Fortaleza.

Estoril
O Estoril esta localizado na rua dos Tabajaras, na Praia de Iracema.Foi a primeira moradia de grande porte edificada próximo ao mar. Sua construção foi iniciada em 1915, pelo pernambucano, coronel José de Magalhães Porto, desafiando conselhos de amigos quanto aos perigos do mar. Ele decidiu edificar sua residência na localidade Porto das jangadas, mais tarde Praia do Peixe, atual Praia de Iracema, onde só existiam dunas, ventos e ondas ameaçadoras.
Realizou a construção sem projeto ou ajuda de engenheiros, utilizando as técnicas das construções coloniais, com taipa de pilão, empregando barro bem socado recheando um arcabouço de ripas de madeira,tudo bem amarrado, que o mar podia até derreter as paredes mas não derrubava a estrutura. Porém, materiais nobres foram utilizados nos acabamentos: as vidraças de portas e janelas, todas bisotadas, vieram da Franga; da Inglaterra, as duas escadas “caracol”, em ferro; da Alemanha, os vasos sanitarios de louça. Os “frades” em pedra de Lioz, que adornavam as muretas das duas frentes da casa, vieram de Portugal. As calçadas eram todas desenhadas em pedra Cristal, preto e branco, tendo ao centro dos desenhos as iniciais estilizadas “JMP”. As mesmas que adornavam todos os portais “bordados” da casa. No alto da torre havia um lindo vitral colorido com a inscrição “Vila Morena”. Foi concluída em 1920, com a finalidade de ser o domicilio de sua família. José de Magalhães Porto nasceu em Brejo da Madre de Deus, Pernambuco, perdeu seus pais ainda criança e estudou só até o primeiro, equivalente ao quinto ano do fundamental, Falava fluentemente francês e inglês. Caprichoso, gostava de uma boa prosa, era muito espirituoso e costumava receber as figuras em evidência da sociedade e da política da época, e todos ficavam maravilhados com os belos jardins onde plantas e flores raras disputavam espaço com aves de grande beleza, como pavões, araras, mutuns, guarás, garças brancas e cinzas; e flamingos. Tudo em Volta de uma linda piscina, sem duvida, a primeira da cidade. Foi o coronel José Porto, com sua Vila Morena, que fez surgir o bairro e foram seus esforços que levaram até aquele local ermo, a eletricidade, o calçamento e a linha de bondes, que era relativamente pequena e foi inaugurada no dia 12 de janeiro de 1914. Também foi ele que conseguiu que as ruas próximas a Vila tivessem nomes das tribos indígenas do Ceara, e o bairro levasse, através de votação, o nome de lracema, personagem encantadora do romance de José Martiniano de Alencar. Procurou ainda motivar outras importantes famílias amigas, como os Artur Timóteo, os José Gentil, os Boris, os Markan, os Iulio de Alencar Pinto e os Fiuza, a também construírem ali suas residências. O bonde elétrico corria sobre trilhos de aço até a igrejinha de São Pedro, construída por aquelas familias, para que as senhoras, ao irem a missa, não tivessem que subir a íngreme ladeira do Seminário da Prainha.

Passear de bonde nas noites de lua e aos domingos era uma diversão inesquecível. Foi também o nosso coronel que introduziu na cidade, o habito de tomar banho de mar, até então desconhecido da comunidade.
Para isso alugava caleoes de banho e também as sete casas de veraneio que construiu em frente a Vila Morena. O nome vila Morena foi uma justa homenagem que o coronel prestou á sua distinta esposa, Francisca Maria da Conceição da Frota de Magalhães Porto, carinhosamente chamada de Morena. A esposa do coronel nasceu em Sobral - CE e era neta da abolicionista Maria Tomásia do Livramento Figueiredo Lima. 
O casal teve os filhos Ivan Frota de Magalhães Porto (médico), José I (falecido ao nascer), José Frota de Magalhães Porto (médico), Walter Frota de Magalhães Porto (médico), Hugo Frota de Magalhães Porto (médico Maria de Lourdes Frota de Magalhães Porto, Maria Anunciada Frota de Magalhães Porto e Maria Celeste Frota de Magalhães Porto. Sendo que o desembargador Ernani Barreira Porto é filho do médico Hugo Frota de Magalhães Porto e de Lais Barreira. Maria de Lourdes adotou o nome de Maria de Lourdes Porto Guimarães, depois de casada com o comerciante e banqueiro Antonio Gomes Guimarães, e teve nove Filhos, dentre eles, Maria Luiza Porto Guimarães Ferreira, mãe do flamenguista e bisneto do coronel José de Magalhães Porto, advogado André Luis Porto Guimarães Ferreira, que nos prestou essas informações.
Em agosto de 1942, o presidente Getulio Vargas declarou estado de guerra contra a Alemanha e a Itália, ao mesmo tempo em que concedia a utilização das bases navais das principais capitais do Nordeste aos Estados Unidos da América (EUA).
Nessa época, os militares americanos começaram a se instalar na cidade de Fortaleza. Em 1945, a Vila Morena ja desativada como moradia da família Porto, que se instalara numa casa ao lado, foi cedida ao “United States Oflice” (USO), para ali funcionar uma espécie de cassino para a diversão dos soldados americanos da base militar montada na cidade, na Segunda Guerra Mundial. No local aconteceram festas memoráveis, “shows” com grandes estrelas de Hollywood, inclusive a dupla famosa Nelson Eddy & Ilona Massey, do filme “Balalaika”. Espetáculos vinham da Broadway para animar os militares americanos nestas distantes terras.

Dizem que os militares americanos fizeram bastante sucesso com as garotas praianas, porque eles namoraram muitas delas. Costumam falar que foi no USO que surgiu o epiteto “coca-colas” para fazer referência as mocas que se atreviam a namorar os soldados, circular com eles nos cinemas e até tomar banho de mar noturno.
Com a assinatura da rendição incondicional da Alemanha em 7 de maio de 1945 e o consequente retorno da Forca Expedicionária Brasileira (FEB), dos campos de batalhas da Italia, em julho do mesmo ano, a presença dos militares americanos deixou de ter importância na Vila Morena. Assim eles retornaram a América.
No final dos anos 40, a Vila Morena foi arrendada a portugueses e passou a funcionar como bar e restaurante com o nome de Estoril, em homenagem a cidade portuguesa. O restaurante direcionou Sua prioridade para a culinária e a apresentação de “shows”. O Estoril ficou famoso quando serviu de palco para a apresentação de Luz Del Fuego,
pois foi o único lugar do mundo onde a artista se apresentou vestida, por exigência da Policia, atendendo reivindicação do arcebispo de Fortaleza, Dom Lustosa.
Depois o Estoril especializou-se como restaurante e tornou-se bastante freqüentado pela classe alta, na década de 50. Por volta de 1962, o restaurante continuava sendo um dos melhores da Praia de lracema.

Conforme informação do funcionário do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Edilson de Sousa.
Tempos depois, ele passou a ser um bar freqüentado por boêmios e intelectuais que se reuniam para drinques em conversas informais nas noites da capital alencarina. Em 1971, seus salões ficavam completamente lotados da juventude universitária de Fortaleza para os embalos de sábado a noite. Porém, na metade da década de 90, esse publico foi substituído pela geração “teen”. Quando se pensava que era uma opção definitiva, esses jovens tomaram outro rumo. E novamente a noite praiana ficou triste.
O Estoril faz parte da historia de Fortaleza, dai ter sido tombado por decreto municipal, apos rigorosas obras de restauração, em 1995. A edificação foi reformada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza para ser um centro cultural.
Em maio de 2010, 0 prédio do Estoril reassumiu a imagem saudosa dos boémios da Praia de lracema. A edificação abrigou a Galeria de Arte Mario Baratta e a Escola de Balé Municipal, sob direção de Hugo Bianchi.

Hoje o Estroil esta ressurgir nesta nova administração publica de 2013  com a uma grandes  programações nas noite alecarinas  de arte e cultura.

Pesquisa da fonte o do Livro “A PRAIA DE IRACEMA DOS ANOS 50 “

De jaildon Correia Barbosa.


Um comentário: